Centro de Atividades Didáticas 2 – CAD2 - Auditório A102
Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG, 31270-901, Brasil
1º Congresso Psicologia e Cannabis
Programação Geral:
Quarta-feira, 26/04
14h30 - Credenciamento
15h30 - Abertura Oficial
16h20 - Conferência Magna: Necropolítica da proibição da maconha no Brasil
18h00 - Mesa 1 - Psicologia, Cannabis e Direitos Humanos
Quinta-feira, 27/04
8h30 - Credenciamento
9h00 - Intervenção: Pai Alex e as Curas Ancestrais no Rito da Jurema
10h00 - Mesa 2 - Proibicionismo e Saúde Mental: entraves ao cuidado com cannabis
12h00 - Intervalo
14h00 - Mesa 3: Maconha, Ciência e Saúde: avanços e desafios
15h30 - Intervalo
16h00 - Mesa 4: Estratégias de acesso ao tratamento canabinóide no Brasil
19h00 - Oficinas e Mini-Cursos
Oficinas
1. Culinária Canábica e Redução de Danos
2. Maconha, manifestação artística e resistência cultural
3. Co-visão - É possível uma clínica canábica? (Restrita para psi e estudantes de Psicologia)
4. Psicanálise e Maconha
5. Introdução à Redução de Danos
6. Saúde Mental e Cannabis
7. Mulheres, Cannabis e Psicologia
Minicursos
1 - Sistema Endocanabinóide e Psicologia
2 - Sistema carcerário, racismo estrutural e maconha
3 - Rituais de si - por uma Clínica-Poética - a integração na psicoterapia cannabica
Sexta-feira, 28/04
08h30 - Credenciamento
09h00 - Mesa 5: Transdisciplinaridade e Cannabis: na contramão da patologização medicalizada.
10h30 - Mesa 6: As mulheres e a Cannabis na América Latina
12h00 - Intervenção
14h00 - Mesa 7: Medicina e terapias canabinóides
15h30 - Intervalo
16h00 - Mesa 8: Associações, suporte aos pacientes, pesquisa e ensino
19h00 - Rodas de Prosa
Roda de Prosa 1 - Movimentos Sociais e Antiproibicionismo
Roda de Prosa 2 - Psicologia, Cannabis e Psicodélicos
Roda de Prosa 3 - Psicologia, Religião e Cannabis
Roda de Prosa 4 - Psicologia e Redução de Danos
Roda de Prosa 5 - Soberania Alimentar, saúde e culinária canábica
Roda de Prosa 6 - Farmácias Vivas e a Cannabis no SUS: saberes populares e Saúde integrativa
Roda de Prosa 7 - Cannabis e Infância
Roda de Prosa 8 - Psicologia, Psiquiatira e Cannabis
Sexta-feira, 28/04
8h30 - Credenciamento
9h00 - Mesa 5: Transdisciplinaridade e Cannabis: na contramão da patologização medicalizada.
Ana Célia D. D. Lahud - Gerente da Rede de Atenção Psicossocial de Armação dos Búzios e responsável pelo Programa de implantação de Cannabis Medicinal - Clínica Beija-Flor.
Carine Sayuri Goto - Psicóloga e mestra em Psicologia (Unesp), especialização em Economia Solidária e Tecnologia Social (Unicamp). Membro do coletivo PsicoCannabis, do Open Dialogue Network Japan, da Associação Japonesa de Psiquiatria Transcultural e do grupo de pesquisa Latippss. No Brasil, a trajetória profissional esteve ligada à Atenção Psicossocial, tendo como marco a participação no processo de desinstitucionalização de Sorocaba e região e a supervisão clínico-institucional de CAPSs no interior de São Paulo. Mora no Japão desde 2019, onde atende na clínica psicanalítica e usa a cannabis terapêutica como estratégia para lidar com o sofrimento psíquico intenso.
Fábio Costa - Coordenador do GT Farmacêutico da Associação Brasileira das Indústrias Cannabis e Canhamo (Abicann), co-fundador do Grupo de Estudos Farmacêuticos da Cannabis e Psicodélicos. Farmacêutico (UEG), atualização em Farmacologia (UFLA), MBA Gestão Comercial, atualização em Cannabis Medicinal (UFRRJ), Terapeuta (Academia Terapêutica da Alma). Formação em Políticas, Estratégia, Inteligência e Contra Inteligência (ESG).
Mediadora
Débora Alves Elias (CRP-04/27463) - Psicóloga Clínica. Integrante do Coletivo PsicoCannabis, em que trabalha com co-visões clínicas e análise institucional. Experiência em Gestão de Política Pública de Assistência Social e técnica no NASF-AB na Prefeitura Municipal de Brumadinho/MG. Experiência em extensão universitária e em docência. Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local. Formação em Psicoterapia Breve e Especialização em Análise Institucional, Esquizoanálise e Esquizodrama: Clínica de Grupos, Organizações e Redes Sociais.
10h30 - Mesa 6: As mulheres e a Cannabis na América Latina
Luana Malheiro - Antropóloga, doutoranda em Ciências Sociais (Grupo Interdisciplinares de Estudos sobre Substâncias Psicoativa - GIESP). Integra a Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA) e a Rede Latinoamericana e Caribenha de Pessoas Usuárias de Drogas (LANPUD).
Valeria Salech - Cultivadora, feminista y cuidadora. Nació en Ciudad de Buenos Aires. Para acompañar a otras familias en el camino del cannabis para la salud y la autonomía sanitaria, fundó en Argentina, en el año 2016, junto con otras mujeres cuidadoras, Mamá Cultiva Argentina, una ONG con perspectiva de género y diversidad, de la cual es Presidenta, cuyo objetivo es pelear por el marco legal para el autocultivo de esta planta. Hoy, Valeria lidera a un grupo de voluntaries que buscan responder a la enorme demanda de miles de personas que se acercan para conocer esta terapia.
Yael Steiner - Empreendedora cultural e cineasta, sócia da Yael Steiner CINE e CULTURA. Uruguaia brasileira, vive no Brasil há 40 anos. Acredita no poder transformador das narrativas curativas audiovisuais, dos núcleos criativos latino inspiradores de protagonismo cultural e humano. Foi CEO do Centro da Cultura Judaíca entre 2007 e 2013. Atualmente, está engajada no desenvolvimento dos Núcleos Criativos latino-americanos.
Mediadora
Letícia Laranjeira (CRP-06/109.954) - Psicóloga, educadora e atriz. Especialista em Análise Institucional, Esquizoanálise e Esquizodrama.Integrante da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas no Estado de São Paulo (RENFA). Idealizadora da PsicoCannabis: primeira Rede Brasileira de Psicologia especializada no uso medicinal/terapêutico da Cannabis e seus derivados.
12h00 - Intervalo
14h00 - Mesa 7: Medicina e terapias canabinóides
Fabrício Moreira - Graduação em Farmácia (UFMG), mestrado e doutorado em Farmacologia (USP), pós-doutorado (Universidade de Mainz). Professor Associado de Farmacologia na UFMG.
João Menezes - Médico (UFRJ), mestre e doutor (Instituto de Biofísica UFRJ), pós-doutor (MGH/Harvard Medical School). Professor Associado ICB/UFRJ. Membro fundador da CANAPSE, membro honorário da Abracannabis e SBEC. Participante da Marcha da Maconha RJ.
Lauro Pontes (CRP-05/26.654) - Psicólogo e doutor em Psicologia (UERJ). Professor de Psicofarmacologia, Psicopatologia e Psicologia Social na Universidade Santa Úrsula. Supervisor clínico, pesquisador, criador e coordenador do curso de pós-graduação em Cannabis Medicinal - Inspiralli/Anima. Autor do livro “Maconha terapêutica, controvérsias, versos e vivências”.
Mediadora:
Gabriela Nascimento (CRP-04/68.971) - Psicóloga (Centro Universitário Una). Pós-Graduanda em Maconha Medicinal, pesquisadora de terapia assistida com psicodélicos e Redução de Danos. O interesse em estudar a maconha se inicia devido ao Lúpus (doença autoimune que descobriu em 2015). Após cerca de quatro anos tomando doses altas de corticóide, decidiu começar o tratamento com o óleo e desde então encontrou na maconha formas de amenizar sintomas e até mesmo reduzir medicamentos. Atua em uma escola de pessoas com deficiência e é psicóloga clínica.
15h30 - Intervalo
16h00 - Mesa 8: Associações, suporte aos pacientes, pesquisa e ensino
Gabi Dainezi - Jornalista, mestrando da Unifesp com enfoque em Etnofarmacologia e Cannabis, pós-graduada em Jornalismo e Políticas Públicas e Sociais. Coordena há oito semestres o Curso de Extensão em Cannabis Medicinal na Unifesp. Coordenadora e idealizadora, ao lado do Padre Ticão, do Movimento pela Regulamentação da Cannabis Medicinal.
Renato Filev - Bacharel em Ciências Biológicas: Modalidade Médica. Doutor em Neurociências. Pós-doutorando pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador Científico da Plataforma Brasileira de Política de Drogas. Diretor executivo da CANAPSE - Associação de Canabiologia, Pesquisa e Serviço.
Wilson Lessa Jr - Médico Psiquiatra Geral e Forense, professor do curso de Medicina da UFPB e das pós-graduações em Cannabis Medicinal da Inspirali, Manole e WeCann Academy. Primeiro Secretário da Associação Médica Brasileira de Endocanabinologia (AMBCANN).
Mediador: Eduardo Ricetti (CRP-08/24.308) - Psicólogo especialista em Gestão Pública do SUAS e em Clínica Analítico-Comportamental. Usuário de maconha terapêutica, responsável pelo tratamento canábico da mãe, atua a partir do Contextualismo, da Neuropsicofarmacologia e da Redução de Danos.
19h00 - Rodas de Prosa
Roda de Prosa 1 - Movimentos sociais e antiproibicionismo
Cleuza Ladário - Mãe do Samuel, cultivadora com Habeas Corpus, prepara o óleo do filho. O ativismo pela Cannabis nasceu pela necessidade do filho usar o óleo.
Guilherme Campos - Cientista do Estado, ativista dos direitos humanos. Constrói a Marcha da Maconha-BH e a articulação Nacional de Marchas. (in memorian)
Luiz Estevão - Integrante da Frente Mineira Drogas e Direitos Humanos. Graduando em Psicologia pela PUC Minas. Graduando em Antropologia pela UFMG.
Priscila Gadelha (CRP-02/12.904) - Psicóloga. Redutora de Danos, ativista da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA) e conselheira do CRP-02 em Pernambuco. Supervisora clínica, local Trainer em Análise Bioenergética pelo Libertas Clínica Escola e Diretora da Escola Livre de Redução de Danos. Membra da Federação Latino-Americana de Análise Bioenergética, da Articulação de Feministas Antiproibicionistas da América Latina e do Movimento Brasileiro de Redução de Danos.
Mediadora:
Victória Duarte (CRP-02/24.668) - Psicóloga e artista natural de Petrolina/PE. Membra da PsicoCannabis, busca difundir a cultura do sertão ribeirinho. Atuou em movimentos antimanicomiais e antiproibicionistas, enfrentando pautas pelos direitos LGBTQIAP+, Feministas e Ambientais.
Roda de Prosa 2 - Psicologia, Cannabis e Psicodélicos
Fernando Beserra (CRP-05/37.795) - Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Clínica (PUC-SP). Pós-doutorando em Psicologia (PUC Rio). Especialista em Saúde Mental (ENSP-Fiocruz) e em Teoria e Prática Junguiana (UVA-RJ). Coordenador da Associação Psicodélica do Brasil (APB).
Margarete Amorim (CRP-04/4.967) - Psicóloga (UFMG), mestre em Educação; pós-graduação em Clínica de Grupos, Organizações e Redes Sociais - Análise Institucional e Esquizoanálise (Instituto Félix Guattari/Universidade Presidente Antônio) e em Esquizodrama (Instituto Félix Guattari), especialista em Psicologia Clínica, Organizacional e do Trabalho (CRP/04). Presta serviços em: consultório de Psicoterapia, Análise e Intervenção Institucional e Consultoria em Gestão de Equipes e Políticas Públicas. Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Grupos, Instituições e Redes Sociais - L@gir/UFMG.
Mediadora:
Marilia Capponi (CRP-06/81.224) - Psicóloga (PUC Campinas), especialista em Saúde Pública, militante antimanicomial. Trabalhou no SUS por 17 anos. Psicóloga Clínica em Ubatuba/SP. Atuou na gestão do CRP-SP de 2010 a 2016. Em 2018, tornou-se mãe. Tem ajudado na construção da PsicoCannabis desde o começo, ainda em pandemia, pois acredita na profundidade e constância da discussão ética que a rede produz.
Roda de Prosa 3 - Psicologia, Religião e Cannabis
Leonardo Christo (CRP- 04/1.957) - Psicólogo (UFMG), especialista em Psicologia Clínica. Autor do Livro: REICH e LOWEN em 10 MOVIMENTOS (Libertas Editora, 2009). CBT local trainer, fundador da Associação Brasileira de Análise Bioenergética de Belo Horizonte (ABAB-BH). Possui estudos realizados em Esalen Institute (Big Sur, Califórnia-USA).
Reinaldo da Silva Júnior (CRP-04/15.906) - Psicólogo, doutor em Ciência da Religião, professor titular da Universidade do Estado de Minas Gerais. Foi conselheiro do CRP-MG no XV e XVI Plenários.
Mediador:
Henrique Galhano Balieiro (CRP 04/46512)- Psicólogo, especialista em Direitos Humanos e Cidadania no Contexto das Políticas Públicas (PUC Minas) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PUC Minas). Analista social para redes e incidência sociopolítica no Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados de Belo Horizonte. Conselheiro do CRP-MG e coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia e Migração. Participa como pesquisador da Rede de Estudos e Práticas Institucionalistas e Processos de Subjetivação (RedeSUB).
Roda de Prosa 4 - Psicologia e Redução de Danos
Annie Louise (Gigi): (CRP-06/86.192) Psicóloga, Redutora de Danos e Professora de Yoga e Meditação. Tem experiência em políticas públicas do SUAS e SUS e atua com Psicologia Clínica e em projetos comunitários. Está na atual gestão como conselheira e Presidenta da Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho Regional de Psicologia - São Paulo. Membra, atualmente como Supervisora, do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Div3rso: Redução de Danos, Saúde Mental e Direitos Humanos, da Unifesp, campus Baixada Santista. Militante antimanicomial e antiproibicionista.
Juliana Freitas (CRP-06/129.400) - Psicóloga, redutora de danos, especialista em dependência química e mestranda em Ciências da Saúde (Unifesp). Mulher cis, preta e bissexual. Colaboradora e membra do Comitê de Drogas e Direitos Humanos do CRP-SP. Conselheira no Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo pelo CRP-SP. Militante da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA). Supervisora no Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Div3rso: Redução de Danos, Saúde Mental e Direitos Humanos, da Unifesp, campus Baixada Santista. Pesquisadora em gênero, raça, classe e redução de danos pela perspectiva da interseccionalidade.
Yone Monteiro (CRP-04/7.532) - Psicóloga Transpessoal, Bioenergética e Sistêmica. Especialista em Redução de Danos de comportamentos compulsivos e codependência, atuante desde 1991. Apoia a terapia canábica como profissional e paciente.
Participa da Comissão de Orientação em Psicologia e Tratamento com Cannabis Terapêutica do CRP-MG desde o primeiro encontro do Grupo de Trabalho sobre Cannabis e Psicologia. Associada à PsicoCannabis e à ABICANN.
Mediadora:
Thuane Angelo (CRP 06/134.553) - Psicóloga (Universidade de Mogi das Cruzes). Redutora de Danos, educadora cannábica, estuda a saúde mental preventiva através das plantas medicinais e substâncias psicodélicas. Possui experiência em pesquisa científica na área da psicologia do esporte. Estudou no primeiro curso de Cannabis Medicinal promovido pela Unifesp, em 2019. No ano seguinte iniciou os estudos em Fitoterapia aplicada pela USP e também os estudos psicodélicos e saúde mental. Atualmente trabalha na psicologia clínica. Atua com o acolhimento, orientação e acompanhamento de pessoas e/ou familiares que fazem ou desejam iniciar o tratamento com canabinóides. Membra da rede PsicoCannabis desde 2022.
Roda de Prosa 5 - Soberania alimentar, saúde e culinária canábica
Kênia Felipe - Nutricionista (UFJF). Na condição de aluna extensionista, participou da construção do portfólio municipal sobre o Conselho de Segurança Alimentar de Juiz de Fora, atuou na capacitação de conselheiras(os) e contribuiu na organização de eventos municipais em defesa da segurança e soberania alimentar, como o ‘Banquetaço’.
Natalia Ferreira - Cozinheira, educadora, redutora de danos, terapeuta cannábica, pesquisadora. Realiza pesquisas sobre a importância da alimentação para o Sistema Endocanabinóide. Fundadora do projeto Mundo Fankukies, no qual é CEO.
Mediador:
Pedro Choairy (CRP-06/109899) - Psicólogo (Mackenzie). Membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo. Atualização Clínica. Experiência em ONGs e Recursos Humanos.
Roda de Prosa 6 - Farmácias Vivas e a Cannabis no SUS: saberes populares e Saúde integrativa
Leila Rocha - Mulher negra e de Asé, enfermeira, educadora popular na Ilera: Ancestralidade e Saúde. Pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas com recorte em Gênero e Raça (UFBA), mestranda em Tocoginecologia (FCM/Unicamp), estudiosa das plantas medicinais e saberes ancestrais. Vivência no Centro de Medicina Tradicional da Região do Murupú, Comunidade Serra da Moça em Boa Vista/RR e no Ilê Axé Loí Loiá em Ilhéus/BA.
Uilna Zélia - Neuropsicopedagoga, pesquisadora de Cannabis Medicinal, Tecnologia Social em Saúde: as práticas integrativas e complementares (PICS).
Ursula Martins Catarino - Médica (Unicamp), com residência médica em Medicina Preventiva e Social. Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pela AMBA (Associação Médica Brasileira de Acupuntura) e CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura) com área de atuação em Saúde Mental e Clínica da dor. Mais de 20 anos de experiência em Saúde da Família com atuação em diversas regiões e biomas brasileiros. Prescritora de Cannabis Medicinal desde 2020. Coordenadora da Comissão Temática de Práticas Integrativas no SUS da SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis) biênio 2020/2022.
Mediador:
Daniel Melo (CRP-04/30.035) - Psicólogo, mestrando em Gestão de Políticas Públicas (USP) e especialista em Análise Institucional, Esquizoanálise e Esquizodrama.
Conselheiro do CRP-MG, no qual integra a coordenação da Comissão de Direitos Humanos, a Comissão de Orientação em Psicologia e Tratamento com Cannabis Terapêutica e também representa a subsede do Triângulo Mineiro. Foi perito no Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura entre 2018 e 2021. Possui experiências profissionais e acadêmicas em direitos humanos, segurança pública, infância e juventude, participação social e cultural.
Roda de Prosa 7 - Cannabis e Infância
Ana Clara Oliveira (CRP-04/57.915) - Psicóloga e Psicanalista. Especializanda em Psicologia da Saúde. Atua na rede de atenção à pessoa com deficiência no âmbito do SUS - APAE de Januária. Mediadora do Grupo de Apoio a Pacientes com doenças ou transtornos neurológicos. Fez parte da coordenação do I Seminário Norte Mineiro de Cannabis Medicinal, em janeiro de 2023.
Cidinha Carvalho - Mãe de Clárian na condição de síndrome de Dravet. Fundadora e Diretora da Associação de Cannabis e Saúde (CULTIVE), bancária, formada em Letras, membro da Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD).
Margareth Brito - Advogada com especialização em responsabilidade social e terceiro setor na UFRJ, é fundadora e diretora executiva da APEPI (Apoio a Pesquisa e Pacientes de Cannabis) que conta com mais 4.000 associados. Primeira brasileira a receber o Habeas Corpus para o cultivo individual para produção de remédio para sua filha, se tornou a principal referência de ativismo canábico no Brasil. Em 2014, sua história foi relatada no premiado documentário “Ilegal – A vida não espera”. Protagonista de reportagens na imprensa nacional e internacional, é pioneira na defesa dos direitos dos pacientes de cannabis medicinal. É mãe de Sofia e Bia e junto com seu companheiro e também diretor e fundador da APEPI, Marcos Lins, receberam a segunda autorização judicial para o cultivo por Associação.
Mediadora:
Juliana Tempone (CRP-05/57709) - Psicóloga, psicanalista, redutora de danos e trabalhadora da RAPS/SUS. Especialista em atenção Psicossocial, formação em Cannabis Medicinal (UNIFESP). Consultora técnica de associações no RJ. Integrante do Coletivo Sementeia e da Rede Psicocannabis.
Roda de Prosa 8 - Psicologia, Psiquiatria e Cannabis
Paula Fabrício: Médica (UERJ), psiquiatra (Instituto Municipal Philippe Pinel-RJ) e mestra (FIOCRUZ).
Paulo Morais (CRP-06/50.572): Psicólogo, mestre em Psicobiologia e doutor em Psiquiatria e Psicologia Médica. Professor e orientador no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
Mediadora:
Juliana Bom Tempo (CRP-04/2.3618) - Psicóloga Clínica. Doutora em Educação e Pós-Doutorado em Filosofia da Educação (Unicamp). Doutorado sanduíche na Université de lá Sorbonne (Paris II Paris X). Graduada e Mestre em Psicologia (UFU). Professora no Curso de Dança e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - UFU. Coordenou e supervisionou o Ambulatório Multiprofissional Estudantil e a Tutoria em Psicologia da Residência Multiprofissional em Saúde Mental UFU. Pesquisa o cuidado clínico na perspectiva do paradigma estético e as interfaces esquizoanálise, terapias assistida por psicodélicos e procedimentos da Clínica-Poética (desenvolvidos por ela). Vinculada ao Instituto Phaneros Brasil e ao grupo de pesquisa em psiquiatria e psicodélicos AVANTI Suíça.