CRP04




image hba

IV SEMINÁRIO REGIONAL DE PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS


image hba

image hba PUC Minas | Unidade Praça da Liberdade

image hba R. Sergipe, 790 - Funcionários, Belo Horizonte - MG, 30130-171, Brazil


PROGRAMAÇÃO GERAL 


DIA 24/08

16:00 - Roda de conversa “Referências Técnicas do Crepop na formação em Psicologia”
(Atividade restrita para coordenadoras(es) de cursos de Psicologia de MG)

18h30 - Credenciamento e Café

19h00 - Mesa de abertura 

19h30 - Conferência de abertura Os desafios da universalização dos direitos pela via das Políticas Sociais”

21h00 - Atividade Cultural SLAM POETRY


DIA 25/08

09h00 - Mesa Os desafios da política de saúde mental, álcool e outras drogas

11h00 - Mesa O cenário atual do SUAS no Brasil e as perspectivas para os próximos anos (recursos e garantias) 

14h00 - Mesa A formação política em Psicologia no Brasil em tempos de Estado neoliberal 

16h00 - Mesa Os desafios para a universalização do direito ao Esporte como um dos conteúdos de lazer

17h30 - Intervalo

18h00 - Mesa Políticas Públicas para população LGBTQIA+

19h30 - Atividade Cultural Rayanne Silva

DIA 26/08

09h00 - Mesa Psicologia e povos indígenas

11h00 - Mesa Políticas Públicas para população migrante e refugiada: avanços e desafios

13h30 - Atividade Cultural Grupo RAP PÉ NA PORTA

14h00 - Mesa Desigualdades e violências: a atuação de equipes de psicologia e serviço social com a educação

16h00 - Mesa Impactos psicossociais dos "Desastres Ambientais" na Saúde Mental do trabalhador: em que a Psicologia pode contribuir nesse debate?

17h30 - Encerramento


R. Sergipe, 790 - Funcionários, Belo Horizonte - MG, 30130-171, Brazil

DIA 24/08

16:00 - Roda de conversa “Referências Técnicas do Crepop na formação em Psicologia”
(Atividade restrita para coordenadoras(es) de cursos de Psicologia de MG)

18h30 - Credenciamento e Café

19h00 - Mesa de abertura 

CRP-MG - Presidenta Suellen Fraga

PUC Minas - Diretora da Faculdade de Psicologia Betânia Diniz 

Crepop Nacional - Neuza Maria de Fátima Guareschi

Crepop-MG - Conselheira Paula de Paula


19h30 - Conferência de abertura: “Os desafios da universalização dos direitos pela via das Políticas Sociais”

Conferencista: Erika Kokay -  Está no quarto mandato de deputada federal. Bancária e psicóloga, começou a vida política na luta contra a ditadura, no movimento estudantil e no movimento sindical. Foi a primeira presidenta do Sindicato dos Bancários do Distrito Federal. Também presidiu o PT e a CUT do Distrito Federal, além de ter sido, por duas vezes, deputada distrital.

Mediadora: Paula de Paula (CRP-04/9.650) - Psicóloga (PUC Minas), doutora em Psicologia social (PUC-SP), professora da Faculdade de Psicologia e do curso de Educação Física da PUC Minas. É psicanalista praticante em consultório particular. Representante da Abrapso no XVII Plenário do CRP-MG. Conselheira secretária do CRP-MG e referência do Crepop Minas.


21h00 - Atividade Cultural: SLAM POETRY

U-manas: coletivo de Slam


DIA 25/08

09h00 - Mesa: Os desafios da política de saúde mental, álcool e outras drogas

Palestrantes:

Ana Regina Machado (CRP-04/11.623) - Psicóloga, mestra em Saúde Pública, doutora em Saúde Coletiva. Trabalhadora e docente da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais. Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Fiocruz Minas.

Marta Elizabete de Souza (CRP-04/3.755) - Mestra em Medicina Social. Foi coordenadora de saúde mental da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e também presidenta do CRP-MG. Integrante do Fórum Mineiro de Saúde Mental.


Mediadora: Lourdes Machado (CRP-04/7.090) – Psicóloga e especialista em Saúde Mental e Direito Sanitário. Presidenta do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais. Coordenadora da Comissão Estadual da Reforma Psiquiátrica de Minas Gerais. Conselheira do CRP-MG.


11h00 - Mesa: O cenário atual do SUAS no Brasil e as perspectivas para os próximos anos (recursos e garantias) 

Palestrantes: 

André Quintão: Assistente Social, Sociólogo e Analista de Políticas Públicas da Prefeitura de Belo Horizonte, concursado e licenciado. Exerceu mandatos parlamentares na Câmara Municipal de Belo Horizonte e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Foi Secretário Municipal de Desenvolvimento Social de Belo Horizonte (1994/96) e Secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (2015/2016), tendo presidido o FONSEAS nesse período. Hoje está Secretário Nacional da Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Rosilene Rocha - Assistente Social, especialista em Serviço Social e em Métodos e Técnicas de Elaboração em Projetos Sociais (PUC Minas). Estudou Gestão Local no Banco Interamericano de Desenvolvimento Social (BID), Washington/DC. Secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania de Belo Horizonte. Foi Secretária Executiva Adjunta do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no Governo Federal. Foi Secretária Nacional, Estadual (MG) e Municipal (BH) de Assistência Social.

Simone Gomes (CRP-08/14.224) - Psicóloga. Mestranda em Psicologia e Sociedade (UNESP Assis). Psicóloga na Prefeitura Municipal de Munhoz de Mello/PR. Coordenadora da Comissão de Psicologia na Assistência Social da Sede de Maringá do CRP-Paraná. Representante da Região Sul na Comissão Nacional de Assistência Social do Conselho Federal de Psicologia (CONPAS/CFP) . Membro do FETSUAS/PR e do FNTSUAS.

Mediadora: Gabrielly Dolores Rios da Cunha (CRP-04/32514) - Psicóloga e psicanalista. Atua na clínica, é conselheira do XVII Plenário do CRP-MG e mestranda no programa Promoção da Saúde e Prevenção da Violência (UFMG). Pesquisadora e voluntária no Janela da Escuta do Ambulatório da Criança e do Adolesente do Hospital das Clínicas. MBA em Gestão de Equipes. Atuou no SUS BH (Gestão do Trabalho e Educação Permanente) e no SUAS Contagem (Técnica do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e posteriormente referência técnica desse mesmo serviço). Foi conselheira na Assistência Social de Contagem e coordenadora da Comissão do SUAS na sede do CRP-MG. 

14h00 - Mesa: A formação política em Psicologia no Brasil em tempos de Estado neoliberal 

Palestrantes:  

Alexandre Iorio Ferreira (CRP-11/1642) - Graduado, mestre e doutor em Psicologia (UNIFOR). Professor titular do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) e Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e Coordenador do Núcleo ABEP - Ceará. Membro da CLIO - Associação de Psicanálise. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Clínica. 

Márcio Rocha Damasceno (CRP 04/13.468) - Psicólogo e psicanalista. Mestre em Políticas Públicas e em Psicanálise e Saúde Mental. Coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia e Formação Profissional do CRP-MG. Conselheiro do XVII Plenário do CRP-MG. Professor e coordenador do Curso de Psicologia do UNIFACIG - Manhuaçu/MG

Mediadora: Stela Maris Bretas (CRP-04/9.476) - Psicóloga. Mestra em Psicologia. Especialista em Psicologia Educacional e Psicopedagogia. Professora do Centro Universitário Católico do Leste de Minas Gerais. Membro docente do NDE do curso de Psicologia da Unileste. Colaboradora da Comissão de Orientação em Psicologia Escolar e Educacional do CRP-MG. Membro da diretoria nacional da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) no biênio 2021-2023.


16h00 - Mesa: Os desafios para a universalização do direito ao Esporte como um dos conteúdos de Lazer

Palestrantes: 

Natália Lacerda - Mestra em Educação, especialista em Gestão das Organizações de Esporte e do Lazer e graduada em Educação Física (PUC Minas). Atuou como Analista de Serviço ao Espectador na Copa do Mundo FIFA 2014 e como Assistente de Serviço ao Espectador na Copa das Confederações FIFA 2013. Gerente de Projetos Incentivados do Cruzeiro Esporte Clube (2019). É consultora de projetos esportivos e culturais, com ênfase em leis de incentivo, e sócia diretora da Incentive Projetos e Captação de Recursos. É secretária municipal de esporte, lazer e juventude de Itabira/MG.

Sóstenes Brasileiro de Oliveira - Graduado em Engenharia de Produção (USP), especialista em Finanças (PUC-RJ). Há 21 anos é diretor-geral da Fundação Gol de Letra, organização não governamental que desenvolve e dissemina práticas e saberes educativos para crianças, adolescentes e jovens. Foi Secretário de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Carlos, assessor de projetos na Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisa sobre o Trabalho e professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos. Possui experiência em administração e finanças, gestão e desenvolvimento de projetos sociais e culturais, captação de recursos e relacionamento com o poder público, empresas privadas, parceiros e financiadores. 

Mediadora: Paula de Paula (CRP-04/9.650) - Psicóloga (PUC Minas), doutora em Psicologia social (PUC-SP), professora da Faculdade de Psicologia e do curso de Educação Física da PUC Minas. É psicanalista praticante em consultório particular. Representante da Abrapso no XVII Plenário do CRP-MG. Conselheira secretária do CRP-MG e referência do Crepop Minas.


18h00 - Mesa: Políticas Públicas para população LGBTQIA+

Palestrantes:

Duda Salabert - Tem 41 anos, é mãe, casada, vegana, ambientalista, idealizadora da Ong Transvest, que oferece suporte social às travestis e transexuais de Belo Horizonte, e Professora de Literatura há mais de 20 anos. Em 2018, foi a 1ª transexual a disputar o cargo de senadora com 351.874 votos, terminando a eleição como a 4ª mulher mais votada da história de MG. Em 2020, eleita a vereadora mais votada da história de BH com 37.613 votos. Em 2022, torna-se a Deputada Federal mais votada da história de MG, com 208.332 votos. Tem forte atuação no campo educacional, dos direitos humanos e da segurança pública. 

Gisella Lima - Mulher, trans, negra, diretora de políticas para a população LGBTQIA+ de Belo Horizonte. Estudante de Gestão Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Sofia Favero (CRP-07/30.633) - Psicóloga, ativista, integrante da Associação e Movimento Sergipano de Transexuais e Travestis. Doutoranda em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Autora dos livros Pajubá-terapia (2020), Crianças Trans: Infâncias Possíveis (2020) e Psicologia Suja (2022). 

Mediador: Gab Lamounier (CRP-04/52.747) - Psicólogo e mestre em Psicologia (UFMG). Trabalha com escuta clínica, cuidado coletivo, pesquisa e ativismo. É conselheiro no XVII Plenário do CRP-MG. Está na coordenação da AKASULO, o Centro de Convivência LGBT+ do Barreiro, e também atua no consultório particular como analista.


19h30 - Atividade Cultural: Rayane Silva
Ray é cantora e compositora, tem 23 anos, e nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. Suas canções carregam em sua essência gêneros musicais da MPB, R&B e Pop. A artista gosta de escrever e cantar sobre suas vivências pessoais, compreendendo que mesmo sendo experiências individuais, em decorrência dos atravessamentos da vida, tornam-se canções que vão ao encontro das vivências subjetivas de outras pessoas. Seu último lançamento é o single “Quem eu sou” produzido pelo projeto Me Grava Salon Line no Artsy Club Studio. Contando com o produtor Max Castro, a música é composta pela própria artista.


DIA 26/08

09h00 - Mesa: Psicologia e povos indígenas

Palestrantes:

Célia Xakriabá - Mestra em Desenvolvimento Sustentável e doutoranda em Antropologia (UFMG). Foi a primeira mulher indígena a integrar a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, de 2015 a 2017. Em 2019, passou a atuar como assessora parlamentar no Congresso Nacional no mandato da deputada federal Áurea Carolina e em 2021 foi uma das representantes indígenas que compareceram à 26ª Conferência da ONU sobre Mudança Climática (COP26). Em 2022, foi a primeira mulher indígena eleita Deputada Federal pelo Estado de Minas Gerais.

Eni Carajá Filho - Jokãntyhy, Indígena -  É natural de Belo Horizonte, graduando em Antropologia (UFMG). Articulador da Rede Nacional de Indígenas em Contextos Urbanos e Migrantes (RENIU). Liderança da Comunidade Indígena Carajá de Minas. Conselheiro Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa e Conselheiro Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Belo Horizonte. Membro da Coordenação dos Povos Originários e suas Infâncias da UnB. Cacique e Juiz Natural do Tribunal Abya Yala de Povos Originários - TOAJ.


Mediador: Hudson Carajá (CRP-04/57780) - Graduado em Psicologia (UFSJ). É conselheiro no XVII Plenário do CRP-MG. Coordenador conjunto das Comissões de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais e de Psicologia do Esporte no CRP-MG. Integra a Comunidade Indígena Carajá de Minas Gerais. Atua em questões étnico-raciais, com foco em populações indígenas em contexto urbano, na Psicologia do Esporte (Cruzeiro Futebol Americano) e na Psicologia Clínica.


11h00 - Mesa: Políticas Públicas para população migrante e refugiada: avanços e desafios

Palestrantes:

Laura Queslloya - Mulher indígena, migrante, bissexual, mãe, feminista e antirracista. Formada em Nutrição no Peru, está cursando o décimo período de Psicologia na Faculdade Promove. Atualmente está exercendo a coordenação geral do Coletivo de Mulheres Migrantes - Cio da Terra e faz parte da Comissão de Orientação em Psicologia e Migração do CRP-MG.

Leninha - Deputada estadual em segundo mandato (PT) e primeira mulher negra vice-presidente da ALMG. Leninha nasceu em Montes Claros, Norte de Minas, onde iniciou sua vida profissional e política, atuando sempre nas causas sociais.

Rayssa Cavalcante - Chefe da Divisão de Naturalização do Departamento de Migrações do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Advogada e graduada em Direito (UnB).

Mediadora: Jéssica Isabel (CRP-04/44.047) - Psicóloga, especialista em Políticas Públicas, Gestão e Serviços Sociais. Membro da Comissão de Orientação de Psicologia e Política de Assistência Social e da Comissão de Orientação em Psicologia e Migração. Atualmente assessora na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem/MG.


13h30 - Atividade Cultural: Grupo RAP PÉ NA PORTA


14h00 - Mesa: Desigualdades e violências: a atuação de equipes de Psicologia e Serviço Social com a Educação

Palestrantes:

Celso Tondin (CRP-04/11.244) - Doutor em Psicologia (PUC-RS). Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei. Conselheiro e coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia Escolar e Educacional do CRP-MG.


Leonardo Koury Martins - Professor do IEC PUC Minas na pós-graduação em política de Assistência Social. Assistente Social da Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves, atuando na área de educação ambiental e articulação comunitária. Atuou como conselheiro do CRESS-MG na Comissão de Direitos Humanos.

Mediador: Luis Henrique de Souza Cunha (CRP-04/43.813) - Psicólogo.  Especialista em Psicologia Escolar e Educacional (CFP), pós-graduado em Psicologia e Educação (Universidade Paulista). Psicólogo Escolar em Pirapora/MG. Conselheiro do Conselho do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), de Pirapora/MG. Conselheiro Estadual de Saúde. Conselheiro Referência da Comissão de Orientação Psicólogas(os) da Saúde do CRP-MG.


16h00 - Mesa: Impactos psicossociais dos "Desastres Ambientais" na saúde mental do trabalhador: em que a Psicologia pode contribuir nesse debate?

Palestrantes:

Lilian Maria Santos - Doutora em Desenvolvimento Social (Unimontes). Pesquisou sobre memória e processos de resistência na reivindicação territorial dos Povos e Comunidades Tradicionais. Participa, desde 2016, de projetos de pesquisa que investigam processos de territorialização específica de povos e comunidades tradicionais no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. É Coordenadora Operacional no projeto de Assessoria Técnica Independente às comunidades atingidas pela mineração em Conceição do Mato Dentro/MG. Trabalhou na Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (AEDAS) como Assessora Técnica de Nível Superior Pleno na área técnica de saúde, onde compôs a equipe de Assessoria Técnica Independente aos atingida/os da Bacia do Paraopeba da região de Brumadinho-MG.

Tatiane Melo - Graduada em Psicologia, mestra em Administração (PUC Minas) e especialista em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (Uninove/SP). Professora do curso de Psicologia da PUC Minas e também atua na área de Gestão de Pessoas do Instituto Guaicuy, uma das Assessorias Técnicas responsáveis pelo assessoramento às comunidades atingidas pelo desastre em Brumadinho.

Mediadora: Valéria Corrêa da Silva (CRP-04/11.381) - Psicóloga. Terapeuta Cognitivo Comportamental e Cognitivo Sexual. Mestre em Promoção da Saúde e Prevenção em Violência. Especialista em Saúde Pública e Interdisciplinar em Atenção Integral em Adolescência. Integrante da Comissão de Orientação em Psicologia em Emergências e Desastres. Integrante do grupo de trabalho do CRP-M, que discute sobre atendimento de crianças e adolescentes trans.




As inscrições foram encerradas. Entre em contato com a organização.



logo
icone_balao Fale com o produtor